terça-feira, 6 de abril de 2010

Páscoa - Celebração de Fé



Referências: Ex. 12:1-4/21-28---Mt. 26:17-30


A 1ª Páscoa: A 1ª páscoa foi comemorada na época de Moisés; Nesse tempo ainda os israelitas estavam presos no Egito e Deus irado com os egípicios mandou uma séries de pragas, totalizando 10. E uma dessas pragas era a "morte dos primogênitos".

Os israelitas tinham que fazer algo para que essa praga não os atingisse: Eles tinha que obedecer uma ordenança de Deus para que essa praga passace direto sobre eles sem que nenhum de seus primogênitos fosse morto:

Deus mandou que todos os israelitas pegassem uma " cordeiro sem defeito de um ano", matasse , o comesse e com o sangue dele cada família tinha que marcar os batentes da portas (Ex 12:13). A marca do sangue do cordeiro seria o sinal, o sinal da "obediência"; Obediência essa que levaria o livramento dos primogenitos. Assim todos os israelitas foram salvos porque tinha o "selo do sangue do cordeiro nos umbrais das portas"

Porque eu quiz mostrar a 1ª páscoa para vocês?
Porque ela é uma profecia, e ela nos explica que somente o sacrificio do "cordeiro puro e sem defeitos" para a salvação de um povo.

Vamos entender:
Na 1ª páscoa (velho testamento), o povo tinha que sacrificar um cordeiro sem defeito e puro (esse cordeiro era um animal). No novo testamento esse cordeiro se chamava Jesus (que era um homem).
Na 1ª páscoa o sangue do cordeiro servia para a salvação dos "primogenitos", e na páscoa do novo testamento o sangue do "cordeiro puro sem defeito (Jesus)" serviu para a salvação de toda Humanidade, ou seja, Jesus morreu pra que eu e você tivessemos uma nova vida.
Porém a páscoa do novo testamento ela tem significados muito importantes que precisamos conhecer e tomar posse:

1º= Remissão de pecados -> (Mt 26:27-28) a na 1ª páscoa o sangue do cordeiro era para livramento da praga, e o sangue de Jesus traz o perdão.

2º= Aliança com Deus -> ( Lc 22: 20) Através do sangue de Jesus nós criamos uma aliança com Deus.

3º= Uma nova vida -> (Gl 2: 19-20) Deixaremos de viver segundo as nossas vontades, e viveremos diacordo com oque Cristo nos ensina.

4º= Vida Eterna -> ( 4:13) Através do sangue de Jesus nós ganhamos um lugar ao lado de Deus lá no céu.

Obs: Na 1ª Páscoa a comemoração era a morte do cordeiro para o livramento dos primogênitos. Na Páscoa do novo testamento a comemoração é da ressurreição do cordeiro "Jesus" para a salvação da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário