segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Para que servem os Levitas?!


Hoje em dia existe um certo equivoco quando se diz respeito a palavra “levita” as pessoas não mais possuem o respeito e não mais temo entendimento de ser um. O importante hoje é ser reconhecido, ser visto, esta em evidência, porém essa é a trama de Satanás.

Para entendermos a essência do Levita precisamos ir la no começo e conhecermos um homem chamado Levi.

"Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi." (Gênesis 29:34)

LEVI do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR.

Veja o texto acima: Percebemos que a origem do nome deste homem tem como significado a palavra Unir; e percebemos ainda que esse unir é um unir especifico o unir “esposa VS marido”. Para ser mais claro diremos o dever de um levita é unir a noiva (igreja) ao noivo (Deus). Porém é necessário que seja feita uma certa pergunta: “O que nós levitas temos unido?”

Sim por que hoje em dia as pessoas acham que só porque cantam muito bem tocam uma bateria exemplarmente, sabe ministrar louvores difíceis, podem ser rotuladas levitas. As pessoas tem feito do altar um palco, um show e os componentes são simplesmente os protagonistas. Mais chegou o tempo de dar um basta, e vamos dizer qual é o verdadeiro propósito de um Levita:

Tabernáculo:

No capítulo 13 no versículo 2; Deus manda Moisés separar todos os primogênitos masculino tanto dos homens como dos animais do povo de Israel. Porém no capitulo 3:12 de Números vemos que Deus Separa outro tipo de oferta para ser Dele; “os Levitas”

Num. 3:12 “Eu mesmo escolho os Levitas dentre os Israelitas em lugar do primeiro filho de cada mulher, os Levitas são meus”

Bem aqui vemos que os Levitas são pessoas separadas por Deus, pessoas que pertencem a ele; nesse mesmo capítulo vemos que os levitas são ordenados auxiliadores dos sacerdotes (Números 3:6); e dentre as doze tribos somente a tribo de Levi poderia chegar perto dos objetos sagrados, da tenda sagrada (Números1:50).

Podemos então afirmar que os levitas eram a extensão dos sacerdotes. E como todo Sacerdote os Levitas tinha que alcançar a Santidade.

Santificação:

A Santidade é muito importante para a vida ministerial de todo Levita.

"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14)

Para isso Deus manda Arão purificar todos os levitas para que eles fossem consagrados a tal trabalho;

"Os levitas se purificaram e lavaram as suas vestes, e Arão os apresentou por oferta movida perante o SENHOR e fez expiação por eles, para purificá-los. Depois disso, chegaram os levitas, para fazerem o seu serviço na tenda da congregação, perante Arão e seus filhos; como o SENHOR ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram." (Números 8:21-22)

O levita tem um papel muito importante dentro de um ministério para trabalhar com as vestes impuras, por isso Deus mandou que Arão purificasse e lavasse as vestes dos Levitas.O levita tem que se Santificar mediante a palavra do Senhor. "para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra" (Efésios 5:26).

Para um levita UNIR a noiva ao noivo é preciso ele ter um relacionamento Santo com Deus, e é impossível ter esse relacionamento sem se deparar com a Santidade dEle.

E quando nós nos deparamos com a Santidade de Deus nós somos totalmente purificados mediante a um arrependimento e foi o que aconteceu com Isaias

"No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado." (Isaías 6:1-7)

Porém os Levitas de hoje não tem mais se preocupado com o relacionamento; por isso temos visto tanta impureza no meio do povo, os levitas que canudos espirituais estão despejando sujeiras no templo, foi perdido o propósito que é levar a noiva ao encontro do noivo. O que tem falado mais alto hoje em dia tem sido as APRESENTAÇÕES, “eu agora faço parte do ministério de louvor”, “eu não preciso mais estar nas reuniões de discipulados eu sou do ministério de louvor”, “A fala sério, cara agora eu posso o que eu quiser, estou no ministério”.

O meu dever é alertar a todos os levitas, Deus os separou para ele.

Em meio a onze tribos, Deus escolheu a tribo de Levi. Em meio a milhões de pessoas Deus escolheu você. “Sejam Santos, pois eu, o Senhor, sou santo, E eu os separei dos outros povos para que vocês sejam somente meus”.
(Lev.20:26)

Concluímos então que os Levitas foram separados simplesmente para UNIR a noiva ao noivo. E mediante a Santidade que hoje aprendemos conseguiremos trazer os céus a terra,, poderemos fazer uma grande conferencia, e ajuntarmos toda uma geração com o coro celestial. Fazer com que realmente o véu se rasgue e que a casa enchesse da fumaça (unção,)ۭ

Podemos usar o termo Levita para quem não é da tribo de Levi?

Quando dizemos hoje que somos levitas alguém pode perguntar como podemos nos denominar levitas se não somos da Tribo de Levi. Por isso gostaria de alongar este comentário sobre os levitas a fim de que ninguém se perturbe com estas questões.

Havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita e se demorava ali. (Juízes 17:7 RA)

O levita de Mica veio de Belém e era da família de Judá. Com o poderia ser ele levita sendo de Judá e não da tribo de Levi. O levita, neste texto pode ser um exemplo da possibilidade de que indivíduos de outras tribos podiam, durante algum período, unir-se a tribo sacerdotal. Há ainda alguma evidência de que o termo levita fosse um título funcional com o sentido de alguém obrigado por voto, além de servir como designação de uma tribo. Tipologicamente o levita do Velho Testamento nada mais é do que a figura do servo do Novo Testamento, que se consagra e assume a posição de levita para conduzir o tabernáculo do senhor.

(Sérgio Felipe)

2 comentários:

  1. Deus te abençoe pelo entendimento da palavra.. estou escrevendo um livro sobre levitas e me deparei com este teu estudo, é muito bom.. aprendi mais com ele..

    ResponderExcluir
  2. AMADO IRMÃO, PROFUNDO, MARAVILHOSO E SÁBIO SEU ESCLARECIMENTO A RESPEITO DESTE ASSUNTO MUITO ME ALEGREI EM SABER QUE TEM ALGUEM COM PREOCUPAÇÃO RELATIVO A ESTE ASSUNTO.
    PARABENS!!!

    ResponderExcluir